sábado, 21 de novembro de 2015

Francis Ford Coppola










Apresentação

Vencedor de 5 Oscars, 4 Globos de Ouro, 3 prêmios da Associação de Diretores de Cinema dos EUA e de troféus nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza. Francis Ford Coppola é um dos mais bem sucedidos realizadores do cinema norte-americano do século XX. Nascido em 1939, em Detroit, filho de um compositor e músico e de uma atriz, estudou Cinema na Universidade da Califórnia (UCLA) e começou sua carreira como estagiário do mestre Roger Corman. Aos poucos, sob forte influência de Alfred Hitchcock e da Nouvelle Vague francesa, começou a assinar seus primeiros projetos, associando-se a nomes de renome como Fred Astaire, Tennessee Williams e George C. Scott. Tudo isso ainda antes dos 30 anos.


Foi quando recebeu o convite para adaptar para a tela grande o romance O Poderoso Chefão, de Mario Puzo. Sem um maior apreço pela obra, decidiu investir seu olhar autoral no projeto. Sendo o mais jovem no set de filmagem, sofreu pressões diversas, do elenco, dos técnicos e do estúdio. Tudo anunciava uma catástrofe, mas o resultado acabou entrando para a história da sétima arte. No começo da década de 1970 travou parceria com o também novato George Lucas na produtora American Zoetrope, que durou menos de dois anos. Porém, com o sucesso da saga da família mafiosa italiana, seu status estava em alta novamente.

A Conversação, de 1974, lhe rendeu a primeira Palma de Ouro em Cannes, e com O Poderoso Chefão 2, lançado no mesmo ano, conseguiu um feito surpreendente: foi indicado simultaneamente ao Oscar de Melhor Direção pelos dois filmes. A década terminou entre o céu e o inferno: Apocalipse Now, de 1979, conquistou também a Palma de Ouro em Cannes, além de novas indicações ao Oscar. Porém as filmagens no Vietnã foram tão caóticas que Coppola precisava se reinventar. Nos anos 1980 a orientação era ser mínimo, principalmente após O Fundo do Coração (1981), projeto dos sonhos do diretor que se revelou um grande fracasso.


Dois romances de Susan Eloise Hinton renderam filmes pequenos, porém cultuados: Vidas sem Rumo e O Selvagem da Motocicleta, ambos de 1983. Peggy Sue: Seu Passado a Espera, de 1986, e Tucker: Um Homem e seu Sonho, de 1988, receberam indicações ao Oscar e foram bem recebidos pela crítica. Mas ele próprio só voltaria a concorrer por O Poderoso Chefão 3, de 1990, longa indicado em 7 categorias – inclusive a Melhor Filme e Direção – porém derrotado em todas elas. Drácula de Bram Stocker, de 1992, foi o maior sucesso comercial de sua carreira, o que o deixou novamente em alta. Mas o momento já era outro. A partir dos anos 1990, Coppola trabalhou para pagar dívidas, aceitando filmes como Jack (1996) e O Homem que Fazia Chover (1997) apenas para quitar obrigações com os estúdios. Seu olhar autoral levou mais uma década para se encontrar, com o lançamento de Velha Juventude (2007), indicado ao Independent Spirit Award, e Tetro (2009), selecionado para o Festival de Cannes.

A vida pessoal, as parcerias familiares – com o pai, a irmã, os filhos e com o sobrinho (todos, sem exceção, ou vencedores ou indicados ao Oscar) – e os altos e baixos de uma carreira brilhante, porém repleta de tropeços.



Objetivos

Dividido em quatro módulos – Coppola, Chefão, Apocalipse e Tetro – o curso Francis Ford Coppola: O Apocalipse do Chefão, ministrado por Robledo Milani, vai ilustrar, de modo dinâmico e interativo, todos os principais momentos da carreira do cineasta, com cenas dos seus principais filmes, exemplos práticos das influências que determinaram seus grandes trabalhos, a relação entre o seu lado pessoal e a ficção exposta na tela e muito mais. Uma jornada intensa e detalhada sobre a vida e a obra de um dos maiores nomes do cinema mundial, dentro e fora de Hollywood.




Temas

COPPOLA
-         As origens do cineasta
-         A importância da família
-         Roger Corman, Hitchcock, Nouvelle Vague
-         Demência 13, Agora Você é um Homem, O Caminho do Arco-Íris, Cotton Club, Peggy Sue, Tucker, Jack, O Homem que Fazia Chover

CHEFÃO
-         A consagração
-         O trabalho como roteirista
-         Trilogia O Poderoso Chefão
-         Caminhos Mal Traçados; A Conversação; Dracula de Bram Stocker

APOCALIPSE
-         American Zoetrope
-         Apocalipse Now
-         O Fundo do Coração
-         George Lucas, Martin Scorsese, Woody Allen (Contos de Nova York)
-         Jardins de Pedra; Supernova

TETRO
-         Começando do zero
-         S.E. Hinton (Vidas sem Rumo e O Selvagem da Motocicleta)
-         Velha Juventude, Tetro, Virgínia
-         O trabalho como produtor / a parceria com os filhos


 Ministrante: Robledo Milani


Crítico de cinema, é editor-chefe do site Papo de Cinema. É vice-presidente da ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul – e membro-fundador da ABRACCINE – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Frequenta regularmente todos os principais festivais de cinema do país, tendo sido membro de júris em Gramado, Recife, Fortaleza e Porto Alegre, entre outros. Foi criador e diretor do Programa de Cinema, da antiga TVCOM, comentarista da Rádio Itapema e colaborador de revistas como Aplauso e Júnior. Já ministrou pela Cena UM os cursos “O Fantástico Cinema de Steven Spielberg” (2011), “Marilyn Monroe: Mito Eterno” (2012) e “Tim Burton: O Poeta das Sombras” (2014).



Curso
FRANCIS FORD COPPOLA:
O APOCALIPSE DO CHEFÃO
de Robledo Milani


DATAS
Dias 05 e 06 / Dezembro (sábado e domingo)

HORÁRIO
15h às 18h

LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições.
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
PARCERIA


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO


1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário